Instituto Lauro de Souza Lima

Instituto Lauro de Souza Lima – Uma referência ontem e hoje.

 

Referência mundial...

 

Atualmente, o Instituto Lauro de Souza Lima porta este nome em homenagem a um dos grandes hansenologistas do Brasil. Criado em 1933, como Asilo-Colônia Aimorés, onde eram internados os portadores de hanseníase do estado de São Paulo e região.

Hoje, com a vocação em assistência, treinamento, pesquisa e ensino, é centro de referência na área de Dermatologia Geral e, em particular, da Hanseníase para a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, Ministério da Saúde, além de ser reconhecido e designado pela Organização Mundial da Saúde como Centro Colaborador para Treinamento de Pessoal em Controle e Pesquisa em Hanseníase, principalmente para países de língua portuguesa.

Além dos serviços na área de dermatologia, também realiza atividades voltadas à pesquisa, ensino, reabilitação física, terapia ocupacional, fisioterapia e cirurgias plásticas corretivas. Continua a atender indivíduos com hanseníase, mas ampliou o atendimento para doenças dermatológicas sanitárias, incluindo a leishmaniose, micoses profundas, pênfigo, doença de Jorge Lobo e outras. Disponibiliza ao Estado de São Paulo e demais Estados, vários exames laboratoriais complementares, atendimento clínico ambulatorial e diversas oportunidades de ensino e especialização.

Como referência, cabe ao Instituto Lauro de Souza Lima a incumbência em manter sua vocação perante a doença hanseníase portando-se como um reservatório de conhecimento. Com sua biblioteca rica em documentos sobre a matéria, sua planta de pesquisa em imunologia, microbiologia, genética, reabilitação, clínica e neurofisiologia, o possibilita continuar a busca de respostas sobre a hanseníase.